Obrigado por nos prestigiar. Seu prestígio nos engrandece.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Aparando as Arestas: Um Encontro entre as Artes Literárias e a Matemática

REVIVENDO O PASSADO









Aparando as Arestas, surge com o renascer individual da arte, literatura e matemática, proporcionado uma visão ampla e cientifica do mundo do qual o homem vive e faz história.
Revivendo o Renascimento temos a recolocação do homem como a criatura mais importante do universo rompendo com valores da idade média, mostrando o realismo nas manifestações artísticas e suas influências e mistério os quais vivenciamos até hoje.


MORTE E VIDA SEVERINA

O projeto Aparando as Arestas, completa o trabalho de literatura desenvolvido com os alunos do terceiro ano B. do Ensino Médio no ano de 2007.
O projeto completa os ensaios da apresentação teatral de Morte e Vida Severina os quais foram gratificantes pela dinâmica desenvolvida e o envolvimento dos alunos com o projeto até a apresentação do teatro o qual proporcionou o fechamento do projeto.


SARAU LITERÁRIO


A dificuldade sócio/econômico/cultural dos alunos em participarem de atividades culturais, assim como, de exploração, descoberta e observação do mundo informatizado e cultural, para visualizarem, vivenciarem, poderem comprovar com o seu olhar, e tirar suas próprias conclusões sobre conteúdos estudados em sala de aula, nos quais, só conhecem e testificam na fala do professor, contribuíram na elaboração da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar e na implantação do projeto “Aparando as Arestas: Um encontro entre as Artes Literárias e a Matemática” e realizado nas seguintes etapas:
. Abordagem do período histórico da época a ser estudada; Exibição de documentário ou filme do movimento literário em estudo; Promoção de debates que envolvam as questões histórica, social e religiosa, promovendo a compreensão da relação existente entre período histórico e movimento literário;. Apresentação das obras literárias dos períodos a serem estudados;. Escolha dos livros pelos alunos, porem, não há repetição de títulos;Apresentação de um Roteiro de Leitura e trabalho a ser realizada por cada grupo, desenvolvendo estilo do narrador, linguagem, estrutura narrativa e contexto sócio-histórico-cultural, valores morais, éticos e religiosos da época, fazendo uma ponte entre passado e presente, ficção e realidade, neste momento, o professor atua como mediador para tirar as dúvidas na realização do trabalho. Finalização: Visita aos museus de Língua Portuguesa , Pinacoteca de São Paulo e Arte Sacra.
Após contatos com todas as obras sugeridas para estudo, através da leitura individual ou da exposição de um título por parte dos colegas, inicia-se a preparação do Sarau Literário: seleção dos textos a serem declamados; ensaios para rever postura, seleção das músicas a serem utilizadas (canto/dança), organização dos ensaios periódicos e apresentação final do Sarau com caracterização dos alunos conforme a época (Séc.XIX e XX) com a presença de toda a comunidade escolar presentes (direção, coordenação, professores, pais e alunos).

PLANTA DA ESCOLA
Diante da insatisfação com o ensino expositivo e bancário, desenvolvemos nossa pesquisa em torno das estratégias de mediação. Introduzimos o ensino em grupo. Adotamos como estratégias didáticas, os jogos e atividades lúdicas buscando desmistificar a complexidade do cálculo numérico. Com a utilização dos softwares educacionais para uma atividade (planta da casa) que faz sentido no cotidiano do aluno, conseguimos quebrar resistências tanto com relação à tecnologia da informática, quanto com respeito à aprendizagem da matemática. A partir daí, foi desenvolvido o projeto planta da escola, em parceria com a professora de língua portuguesa, com o título “Aparando as arestas: Um encontro entre as Artes Literárias e a Matemática”. Este trabalho deverá ser exposto no jubileu de 25 anos da escola com a exposição dos trabalhos e inauguração da maquete da escola e o convite se estenderá a comunidade local.

Viagem a São Paulo:
Em um clima de muita animação os alunos do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio e 7ª G do Ensino Fundamental que contribuiram com o projeto "Aparando as Arestas" foram convidados a irem a São Paulo para conhecerem a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra e a um delicioso almoço no SESC.
O objetivo desta viagem foi proporcionar um dia de interação, de conhecimento cultural e de coleta de dados para a realização do Sarau Literário.



Idealizadoras do Projeto:

Fabiana Jacob Alonso
Fernanda Conte Stefanelli
Helen Cristina Liberatori
Maria Helena da Silveira
Maria Inês Justino
Vera Lúcia Rodrigues
Colaboradoras do Projeto:
Amélia Sílvia D.F.Guedes
Liliane Maria S. de Sene
Maynara Alves Guilherme

Nenhum comentário: