Através do tema "ciclo da água", os alunos têm a oportunidade de investigar a natureza do reservatório de água subterrânea. Nota-se que a palavra investigar dá uma conotação de um ensino voltado à construção do conhecimento científico. Para se chegar a esse objetivo, estão sendo realizadas diversas atividades práticas, em que além do contato direto com objetos, possam desafiar as concepções prévias dos alunos, criando uma mudança conceitual que seja duradoura e não apenas momentânea.
Nessa primeira parte do trabalho os alunos, reunidos em grupos, enfrentaram o desafio de observar, coletar informações, agrupar e discutir com os demais grupos as características observadas em cinco diferentes amostras de rochas, em especial no que se refere ao comportamento da água.
Durante as discussões, os alunos expõem as suas idéias e as confrontam com idéias diferentes e muitas vezes discordantes. Dessa forma, o conhecimento é construído pelos próprios alunos, tornando a aula muito mais interessante e criando uma prática de argumentação baseada nas observações feitas através de critérios pré-determinados.
Mas não nos esqueçamos do professor nessas atividades de ensino-aprendizagem que, apesar de parecer minimizado, tem um papel fundamental na mediação e orientação dos caminhos que são tomados pelos alunos.
Parabéns pelo desempenho de todos.
Prof. Renato Hagy - Geografia
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