Obrigado por nos prestigiar. Seu prestígio nos engrandece.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Justiça Restaurativa nas Escolas

- De onde surgiu a filosofia das Práticas Restaurativa?

        As Práticas Restaurativas originaram-se do modelo de Justiça Restaurativa, cuja filosofia surgiu inicialmente dentro do campo da justiça criminal e basearam-se em práticas oriundas de comunidades indígenas, principalmente do Sudeste Asiático e do Canadá. Hoje as Práticas Restaurativas estão ganhando reconhecimento e aplicação na área da Educação e em outros campos da vida social.
        Nas escolas, as Práticas Restaurativas vem ganhando, cada vez mais, espaço em todo o mundo, seja visando a prevensão de indisciplinas e violências nas escolas, seja para lidar com uma gama de conflitos escolares.

- Por que as Práticas Rstaurativas são importantes nas escolas?

       Nas escolas, os princípios e valores das práticas restaurativas tem se revelado importantes para criar uma cultura de diálogo, respeito mútuo e de paz. As práticas restaurativas possibilitam uma melhora no relacionamentos de forma a alterar os seguintes paradigmas: elas levam a mudanças diretas no campo das inter-relações, a comunicação entre os atores escolares, familiares, comunidade e redes de apoio, guiam as pessoas a lidarem com os conflitos de forma diferenciada, pois ao desafiar tradicionais padrões punitivos, passa-se a encarar os conflitos como oportunidades de mudança e de aprendizagem.
       
Professoras Mediadoras:
Rozangela Bueno
Simone Gatti





Nenhum comentário: