Obrigado por nos prestigiar. Seu prestígio nos engrandece.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exploração e Abuso Sexual de Adolescentes e Crianças

   No dia 22 de maio as duas professoras mediadoras da nossa unidade escolar, Rozangela Bueno e Simone Gati, participaram da palestra: Exploração e Abuso Sexual de Adolescentes e Crianças.

    O BRASIL TEM UM DIA!

O Comitê Nacional realiza e fortalece as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas nacionais e apoio às ações dos comitês estaduais/distrital e pontos focais pelo Brasil.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.



O poema a seguir descreve o sentimento de uma aluna sobre este tema.

Abuso Sexual

Um sorriso da boca retirado
Um olhar puro, nas lágrimas, inconformado.
Uma doce voz num grito desesperado
Um pequeno rostinho humilhado
Um direito não respeitado.
Corpinho violado,
Coração despedaçado.
Braços que contra, eu não pude lutar.
Uma violência que nunca podia imaginar
Uma dor que tive de sufocar
Um choro sentido sem parar
Anos de abusos sem ninguém suspeitar,
Carne inocente está a sangrar.
Tristeza infinita na alma colocada
Pequena menina e sua família desonrada.
Uma pureza revogada
Por um monstro inocência retirada.

Nenhum comentário: