Esta experimentação sonora teve como base a escuta e pesquisa do grupo brasileiro Barbatuque e do grupo britânico Stomp.
Em continuidade, a exploração de sonoridades corporais pode ser ampliada com outra ação expressiva seguida do mapeamento do repertório de sons corporais, partindo de ideias do grupoBarbatuque, tais como tipos de palmas ( grave, estrela, estalada, etc) e ainda estalos de dedos, sapateados, vácuo de boca e por aí em diante. Para isso, o Caderno do Aluno convida-os a pesquisar sons agudos, médios e graves. Como fruto deste trabalho fomos prestigiados com a apresentação no palco um de nossos espaços escolares com suas composições fazendo o corpo "cantar".
Apresentação musical feita pela aluna Bruna (7ªA) com o instrumento Clarineta, após a realização da atividade do Caderno do Aluno/Arte: Volume 1, onde abordamos aspectos da partitura, que é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. A aluna que faz parte da Orquestra sinfônica de sua igreja tocou quatro músicas dentro da sala de aula, com o objetivo de explicitar a prática musical. Curiosidades: O clarinete ou clarineta é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (também existem modelos de outros materiais), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarinete .Acesso em 07/05/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário